Segunda a quinta, das 9h às 20h. Último embarque às 18h30.
Sexta a domingo, das 8h30 às 20h30. Último embarque às 19h.
Nosso compromisso é inovar e manter a preservação da biodiversidade, fomentando o turismo responsável e consciente.
O Parque Bondinho Pão de Açúcar® tem orgulho de fazer parte da história do Rio de Janeiro, integrando os bens culturais que foram reconhecidos como Paisagem Cultural Urbana, declarado como Patrimônio Mundial pela UNESCO.
Em parceria com a Prefeitura do Rio desde 2014, adotamos a Pista Cláudio Coutinho e a Trilha do Morro da Urca que dá acesso ao Parque Bondinho Pão de Açúcar®. O objetivo é preservar a biodiversidade e garantir uma experiência segura, com ações de manutenção, limpeza e restauração da vegetação nativa. A área adotada tem cerca de 38 mil m² e abrange a Pista e a Trilha, que são de fácil acesso.
O Parque Bondinho Pão de Açúcar® realiza ações de preservação da biodiversidade no entorno do Monumento Natural Pão de Açúcar, como mutirões de limpeza nas praias da Urca e Vermelha e monitoramento de tartarugas marinhas. O projeto inclui atividades de educação ambiental e é documentado na websérie Verde Mar na Praia Vermelha, disponível no YouTube.
O Educa Bondinho é um programa educativo que transforma o Parque Bondinho Pão de Açúcar® em uma sala de aula ao ar livre, abordando temas como fauna, flora, geologia e história do Rio de Janeiro. Com mais de 30 anos de cortesias para escolas públicas, o programa foi formalizado em 2015 e visa sensibilizar alunos e professores sobre a preservação ambiental, alinhando o conteúdo às diretrizes do Ministério da Educação e promovendo a educação ambiental de forma lúdica e divertida.
O Parque Bondinho Pão de Açúcar® trabalha na conservação das plantas rupícolas, como orquídeas ameaçadas de extinção, em parceria com a UNIRIO. O projeto envolve reforço e reintrodução populacional dessas espécies, além de campanhas educativas para sensibilizar colaboradores e visitantes sobre sua importância para a biodiversidade local.
O novo observatório, a 400 metros de altura, é parte do projeto-piloto do programa "Baleia Jubarte", iniciado em 1988 na Bahia e expandido para o Rio de Janeiro em 2021. O programa visa conservar e estudar as baleias-jubarte. O Parque Bondinho Pão de Açúcar® também abriga a exposição "Baleias Cariocas", com fotos da expedição de 2023, permitindo ao público conhecer a vida e os comportamentos dessas baleias.
O Parque Bondinho Pão de Açúcar® incentiva a prática de birdwatching, que visa à observação de aves. O projeto promove a educação ambiental, sensibiliza o público sobre a importância das aves no ecossistema e contribui para o monitoramento e preservação das espécies, proporcionando uma experiencia imersiva para os visitantes.
O Parque Bondinho Pão de Açúcar, em parceria com a AMERIO, implementou no Morro da Urca um meliponário, o Jardim do Mel, para criar abelhas nativas sem ferrão. Essas abelhas são polinizadoras essenciais para a biodiversidade e a recuperação da Mata Atlântica. O espaço, com nome acessível e amigável, visa educar o público sobre a importância das abelhas e incentivar práticas sustentáveis, promovendo a conservação da biodiversidade local.