Segunda a quinta, das 9h às 20h. Último embarque às 18h30.

Sexta a domingo, das 8h30 às 20h30. Último embarque às 19h.

 

TRANSPARENTE.png

MAIS DE 110 ANOS 
DE HISTÓRIA

Somos o teleférico mais antigo em funcionamento do mundo!

O primeiro teleférico do Brasil

Com uma trajetória encantadora, o Parque Bondinho Pão de Açúcar® se consagrou como um dos ícones mais emblemáticos do turismo no Brasil, recebendo mais de 50 milhões de visitantes ao longo de seus 112 anos de história. 

Pioneiro, o Parque Bondinho Pão de Açúcar® tem um grande compromisso em deixar um legado para a cidade do Rio de Janeiro e transformar o turismo brasileiro, gerando impacto positivo. 

Uma empresa do Grupo Iter, holding genuinamente brasileira, especializada na gestão sustentável de atrativos de turismo, entretenimento e lazer. O Grupo é responsável por administrar ativos naturais icônicos, como o Parque Bondinho Pão de Açúcar®, no Rio de Janeiro; e os Parques do Caracol e Tainhas, no Rio Grande do Sul. Para expandir as experiências dos seus clientes, também é responsável pela C2Rio Tours & Travel, operadora de turismo receptivo.

O teleférico mais antigo do mundo

EMBARQUE
EM UMA
VIAGEM

1912

Em 27 de outubro, foi inaugurado o trecho inicial, da Praia Vermelha ao Morro da Urca, com uma extensão de 528 metros. Um projeto idealizado pelo engenheiro brasileiro Augusto Ferreira Ramos.

De acordo com dados da época, foram transportadas cerca de 577 pessoas no 'primeiro dia de viagem'.

Imagem Bondinho 1912

1913

O segundo trecho foi inaugurado em 18 de janeiro, ligando o Morro da Urca ao Pão de Açúcar, com uma extensão de 735 metros.

A partir de então, tínhamos a ligação definitiva, como conhecemos hoje.

Imagem Bondinho 1913

1930

Cristóvão Leite de Castro (1904-1999), engenheiro e empresário brasileiro, ingressa como Diretor Técnico da Companhia.

Ele foi responsável por importantes modernizações nos bondes e transformou o Morro da Urca em um centro cultural.

Imagem Bondinho 1930

1972

Inauguração do novo teleférico, um dos sistemas mais modernos da década de 70.

Cabines em formato de “bolha”, faces laterais transparentes e com aumento de capacidade de 115 para 1.360 passageiros por hora. O equipamento recebeu prêmios no 4º Salão da Montanha, em 1971.

Imagem Bondinho 1972

1973

Em 8 de agosto, o Complexo do Pão de Açúcar foi tombado pelo Iphan devido à sua relevância para a paisagem cultural do Rio de Janeiro.

Formado pelos Morros do Pão de Açúcar, Urca, Cara de Cão e Babilônia, o conjunto tem forte importância histórica e geográfica.

Imagem Bondinho 1973

1980

Em janeiro, nasce o Noites Cariocas.

Sob direção de Nelson Motta, a programação marcaria definitivamente o Morro da Urca como palco de shows que reuniam todas as tendências musicais e dançantes da época.

Imagem Bondinho 1980

2008

Instalação das novas cabines, trazidas da Suíça. Mantendo o design anterior, mas trazendo avanços tecnológicos, como a digitalização do sistema, automação do trajeto e painéis de segurança que monitoram parâmetros como vento e pressão nos freios.

Imagem Bondinho 2008

2012

Comemoração de 100 anos do Parque Bondinho Pão de Açúcar®.

O Rio de Janeiro foi inscrito na Lista de Patrimônio Mundial da UNESCO na categoria de paisagem cultural, reconhecido por seu cenário urbano único, que combina elementos naturais e urbanos. O sítio inclui a Baía de Guanabara, os Morros do Pão de Açúcar, a enseada de Botafogo, a orla de Copacabana e o Parque Nacional da Tijuca, além do Jardim Botânico e o Corcovado.

Imagem Bondinho 2012

2021

Mega operação de troca das polias.

O Parque Bondinho Pão de Açúcar® substituiu as polias motrizes, melhorando a segurança e aumentando a velocidade do teleférico. Além disso, o parque passou a usar energia renovável, contribuindo para a redução das emissões de carbono.

Imagem Bondinho 2021

2022

Nova marca, 110 anos e Cápsula do Tempo.

Lançamento da nova marca, passando a ser oficialmente chamado de Parque Bondinho Pão de Açúcar®. Uma marca vibrante e que traduz um novo momento em que o parque passa a oferecer inúmeras experiências, além do passeio de bonde. Neste ano, também teve a inauguração do Circuito Histórico dos Mirantes, em parceria com o Iphan. A iniciativa gratuita oferece informações históricas em 14 mirantes do parque.

Imagem Bondinho 2022

2023

A Holding do Grupo Iter é criada

Com o objetivo de expansão no setor de turismo, a Holding Grupo Iter é criada pelos acionistas do Parque Bondinho Pão de Açúcar®. Agora ela passa a administrar o Parque Bondinho e as novas operações, como o Parque do Caracol e do Tainhas, no Rio Grande do Sul, e também a C2Rio Tours & Travel, operadora de turismo.

Iter 2023
Pão de açúcar

UMA EMPRESA B CERTIFICADA

 

O Parque Bondinho Pão de Açúcar® vem aplicando diversas iniciativas que geram impacto positivo, alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS).
Projetos de reflorestamento, recuperação de áreas verdes e de conservação de espécies ameaçadas de extinção da flora nativa e da fauna silvestre. 
Além disso, promovemos ações concretas de conservação, como manejo da trilha do Morro da Urca, a neutralização das emissões de gases de efeito estufa e ainda gere, de maneira eficaz, os resíduos de suas operações. 
Com foco na saúde e na segurança de todas as pessoas que se conectam com o atrativo, o Parque Bondinho implementa ações voltadas à promoção do bem-estar coletivo, prezando pelo respeito e construindo um lugar de trabalho inclusivo, produtivo, criativo, seguro e com oportunidades para as pessoas.

SOMOS CONHECIDOS E RECONHECIDOS

Conheça nossos selos e certificados:

tripadvisor selo
unesco selo
mais amados selo
turismo sustentavel selo
safe selo
co2 selo